terça-feira, 21 de agosto de 2018

Visita à Igreja São Lourenço dos Índios.




Tombamento federal em 23/08/1938 
Processo nº 163-T, inscrição nº 213, Livro das Belas Artes Vol.1, fl.37 e inscrição nº 247, Livro Histórico, fl. 41 
Tombamento municipal em 28/02/1992 
Lei nº 1.038/92 
Praça General Rondon, s/nº - São Lourenço 

A Igreja de São Lourenço dos Índios é o mais significativo marco da fundação da aldeia de São Lourenço, primeira ocupação da colonização portuguesa no território que, mais tarde, se constituiria na cidade de Niterói. 

Considerada um símbolo para a construção da identidade dos niteroienses, a origem da Igreja de São Lourenço dos Índios está relacionada ao assentamento indígena que ali se deu, no fim do século XVI. Essas terras foram povoadas a partir da doação de uma sesmaria ao chefe temiminó Araribóia, em 16 de março de 1568, pela ajuda prestada aos portugueses na expulsão dos franceses. 

Os registros históricos mostram que, desde o início da ocupação desta área, a presença religiosa se fazia marcante. A carta do Padre Gonçalo de Oliveira, datada de 1570, já anunciava uma primeira capela, em taipa, que se localizava no alto de um morro da Aldeia de São Lourenço dos Índios. 

Disponível em: https://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=523



As turmas do GREI 5 A  e 5 B foram visitar o marco da fundação de Niterói

“Hoje conhecemos a Igreja de São Lourenço dos Índios, no bairro de São Lourenço. 
Marco da fundação do município.
Adoramos nossa visita!
Agradecemos ao Sr. Egídio por nos receber tão gentilmente e por compartilhar a história e a memória deste importante marco histórico.” ( Professora Margarete Martins)











Visita da Escritora Danielle Fritzen


Escritora, atriz, publicitária e produtora, Danielle Fritzen nasceu em 30 de novembro de 1975, em Niterói. Formada em Comunicação Social, desenvolveu diversos projetos de Literatura e Teatro na cidade, incluindo o Projeto A Escola Vai ao Teatro, com crianças de escolas particulares e públicas, além de fazer parte da Coordenação de Promoção da Leitura e do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. 


Inspirada pelos seus filhos Luíza e Rafael, ela mergulhou no universo infantil e escreveu diversos livros voltados para essa faixa etária, usando várias técnicas de texto que aprendeu no curso de Comunicação Social. Entre seus títulos publicados, destacam-se a série “Luna” – “Luna, A Sonhadora”, “Luna e a Cartola Mágica”, “Luna e um Conto de Fada”, “Luna e uma História Encantada”, “Luna e a Mala de Histórias” –, “Um Conto de Fado Padrinho”, “Bento Vento, Bia Ventania” e “Meu Herói da Paz”, baseado no tenente-coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros, seu cunhado, que faleceu durante o terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro de 2010. Seus livros foram adotados para as bibliotecas da Rede Municipal de Niterói e Danielle já chegou a participar de diversas Feiras Literárias nas escolas e edições da Bienal do Livro.

Disponível em: https://culturaniteroi.com.br/blog/?id=2883&equ=mapadeartistas

Na tarde do dia 16/08/2018 recebemos a Escritora Danielle Fritzen. Foi uma visita maravilhosa que alegrou e encantou a todos.






















sábado, 18 de agosto de 2018

Aventuras do GREI 5 A- Passeando por Niterói

Aventuras do GREI 5 A. Essa semana as Professoras Margarete e Brenda levaram seus alunos para conhecerem o Caminho Niemeyer, a praça Araribóia e ós shoppings Baymarket e Plaza. Agradecemos a funcionária Michele Perreira pela ajuda nessa rica e linda aventura. Nossas crianças estão vivenciando o Projeto: NAEI Vila Ipiranga passeando por Niterói.